segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Bicicleta: comece já!





Andar de bicicleta pode trazer muito mais benefícios do que você imagina para a sua saúde e a cidade em que vive.
A bicicleta pode ser um excelente meio de transporte, pois além da atividade física que se faz durante o processo de pedalada, alivia o estresse causado pelo trânsito. Isso já é bom demais né?!

Mas não é só isso, veja essas outras vantagens:

  • Mais economia. Andar de bicicleta não custa nada, você economiza dinheiro com a gasolina, seguro e transporte público.
  • Reduz o estresse. Ansiedade, estresse e depressão são aliviados pela atividade física em si e pelo prazer de pedalar. Andar de bicicleta estimula a produção de endorfina, ativa a circulação sanguínea e gera uma melhora expressiva da memória e outras habilidades mentais.
  • Diminui o risco de ataque cardíaco e previne doenças. Os músculos do seu coração são reforçados, o pulso basal e o nível de gordura no sangue são reduzidos. Pessoas que fazem uma atividade física regular sofrem muito menos risco de doenças cardiovasculares, osteoporose e diabetes.
  • Combate o excesso de peso. Você perde peso pela queima de gordura corporal e aumento da sua taxa metabólica. Uma atividade física regular como andar de bicicleta permite desfrutar de uma alimentação mais variada, sem aumento do peso corporal. Além disso, deixa as pernas torneadas e os músculos bem definidos, sem grande aumento da massa muscular.
  • Melhora sua forma física. Ao reforçar pulmões e coração, sua resistência, capacidade aeróbica, força e o funcionamento muscular em geral são todos melhorados. Andar de bicicleta é um dos exercícios mais confortáveis e seguros.


Agora se liga nas dicas para pedalar com conforto e evitar lesões:

  - Faça alongamento antes e depois de pedalar;
  - Ajuste a altura do banco para não sobrecarregar os joelhos. A perna que fica no pedal mais baixo deve estar quase, mas não totalmente estendida;
 - Não pedale com a ponta dos pés ou com os calcanhares;
 - Não jogue toda a força do corpo sobre os braços;
 - Alinhe as costas com o pescoço e a cabeça.

Agora é só partir pra pedalada!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário